CRITÉRIOS !!!

Amigos e colegas de hobby !!!

Desde muitos anos que crio o periquito padrão "inglês", sabemos da evolução dessa bela ave. A cada ano de criação surpresas surgem, ótimas ou não desejáveis. Criamos o ano inteiro, todos sabem que requer um manejo diário e dedicado, enfim, acasalamos nossos periquitos sempre com objetivos de nascer um BEST IN SHOW, um SEXO OPOSTO e até um MELHOR RARO.
Filhotes nascem, pais criam, nós os alimentamos com ótimas rações, esses iniciam suas mudas de penas, começam uma transformação e um otimismo em relação a filhotada nas voadeiras.
Logo surgem datas de exposições: regionais, campeonatos estaduais e abertos como o Sulbrasileiro e Copa. Preparamos nossos "filhos". Viajamos, enfrentamos longas distâncias para que possamos confraternizar com nossos amigos de outras sociedades. Na chegada aquela busca pelos amigos para o abraço quebra costela, com um sorriso de satisfação por estarem presentes.
Chegada o dia do julgamento, olhares curiosos dos participantes na chegada dos concorrentes na mesa de julgamento, começa o julgamento.
A meu ver e dos demais participantes, os julgamentos deveriam ter CRITÉRIOS com mesma linha de pensamento dos juízes, mas infelizmente isso não existe, pior, dentro do julgamento de um único juiz existe variações de CRITÉRIOS prejudicando não só um ou dois, mais todos os participantes do evento.
Fico me perguntando até quando isso vai acontecendo, em uma série o periquito e penalizado por não ter as retrizes (penas do rabo) em uma próxima esse defeito não é considerado. Outro critério, os cabeças sujas, nesse a cada ano me confundo mais, hehehe!!! Temos juízes que penalizam, temos juízes que deixam pássaros entre os 20 melhores do evento, nesse sentido quando pergunto ao juiz esse explica que os pássaros são superiores aos demais, é uma piada certamente. Outro critério, direcionamento de penas da cabeça, esse tem dado o que falar sabem. Segundo alguns juízes é a evolução do padrão, mas embora tenha na serie pássaros com tal característica esse é penalizado, preferem a melhor plumagem (mais compacta e brilhosa).
Sinceramente, precisamos rever essas atitudes inusitadas de nossos juízes.

Um forte abraço aos visitantes desse blog.

Alessandro C. Corrêa





Um comentário:

  1. ola!
    estou enteresada em comprar passaros e quero saber se for posivel o valor deles
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir